terça-feira, 19 de julho de 2011

Audio Center Aparelhos Auditivos - (55) 3312 9443


 
O PODER DO OUVIDO BIÔNICO.






No futuro um terço da população mundial sofrerá de zumbido, um som percebido pelo individuo sem uma fonte externa que o produza. A afirmação é do especialista em audiologia e zumbido Richard Tyler, que realizou na capital em cinco de julho, uma palestra para apresentar as novas perspectivas em seus tratamentos - que está sendo replicado pela primeira vez em rede pública em Porto Alegre, por meio de um projeto piloto do Grupo Hospitalar Conceição GHC. O objetivo é avaliar se a terapia sonora é a melhor alternativa para tratar o problema pelo SUS.

Tyler pesquisa um modelo novo para estimular o nervo da audição e curar o zumbido - até hoje os tratamentos apenas aliviavam os sintomas. Ele verificou que alguns pacientes, que, por problemas de audição, recebiam um implante coclear - espécie de ouvido biônico – apresentam melhoras devido a estímulos elétricos.

Acredito que em breve estará disponível uma solução no mercado. Agora queremos descobrir em quais casos e como múltiplos eletrodos podem auxiliar na recuperação do nervo, afirma Tyler.

O audiologista canadense também acrescentou uma terapia que vem aprimorando há 20 anos e pretende, por meio de um leque de atividades, reduzirem os efeitos do zumbido nos pacientes. Segundo ele, os resultados tem sido animadores.

A pessoa tem diferentes reações aos zumbidos. Organizamos então em quatro áreas; pensamento e emoções, audição, sono e concentração. A terapia se concentra nas necessidades de cada um e em 80% dos casos, tivemos melhoras.

O paciente tem que registrar em um diário em que situações o zumbido incomoda mais ou menos, e, a partir disso, evitá-las.

Estratégias como ouvir musica e usar travesseiros com pequenos alto-falantes para dormir alem de fazer pausas nas atividades, conforme os especialistas podem ajudar na concentração.



Afinal, quais são as causas?



Zumbido significa perceber um som que não está sendo gerado no ambiente naquele momento. È um sintoma bastante freqüente, que pode acometer cerca de 17% da população mundial, aparecendo das mais variadas formas.

Ainda não há dados sobre o Brasil, mas estimativas apontam que é possível que cerca de 28 milhões de brasileiros já tenham percebido alguma forma de zumbido.

Muitas doenças podem causar o problema e mais de uma causa pode estar presente no mesmo individuo. Por isso é fundamental descobrir a causa do zumbido de cada paciente, por meio de uma avaliação médica de um especialista otorrinolaringologista.

Mesmo quando não há doenças graves relacionadas, o incômodo pode prejudicar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

São varias as opções de tratamento do zumbido. A escolha deve considerar as causas encontradas em cada paciente.

Algumas pessoas necessitam de uma abordagem multiprofissional mais abrangente, normalmente os sintomas são aliviados ou mesmo solucionados com o uso de aparelhos auditivos (AASI). Antes de o paciente submeter-se ao implante coclear, que requer uma intervenção cirúrgica é de fundamental importância o uso de próteses, pois em muitos casos, como já afirmamos pode ser a solução e o fim do zumbido.

Procure o profissional fonoaudiólogo de sua confiança, ou através de indicação médica e realize o exame de audiometria e um teste com próteses auditivas.

O exame de audiometria é realizado dentro de uma cabine acústica que vai medir a perda auditiva do paciente. O teste de prótese (AASI) é feito com diversas marcas e modelos de aparelhos auditivos, após feitas a regulagem de acordo com o resultado do exame de audiometria, para que o paciente perceba e qual o modelo que melhor se adapta ao seu problema.


          Agende agora mesmo seu horário e marque sua avaliação auditiva

           Audio Center Aparelhos Auditivos  - Rua Antonio Manoel, 609 Sala 103 
(55) 3312 9443 - Santo Angelo - RS

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário